Quem sou eu

Minha foto
Musicista, educadora musical, Percussionista, Pós Graduada em Educação Musical no CBM-CEU e graduada "The San Francisco ORFF Course" (Califórnia, 2014), diretora musical e maestrina da bateria do Multibloco, professora de Música do Município do RJ e de Ritmos Populares do Grupo Zanzar (Circo Voador). Integrante da Banda Damas de Ferro (Caixa)

terça-feira, 20 de março de 2012

Pós Graduação em Educação Musical

Em outras postagens no blog, escreverei um pouco sobre as abordagens, metodologias, métodos, processos que tive contato na minha formação em Licenciatura e principalmente na Pós Graduação que estou terminando no Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Instituição que tenho muito respeito e carinho!!!


Inicialmente tenho que agradecer a Cecília Conde, que estando sempre a frente do seu tempo, compunha a banca, na qual eu me apresentei com um pandeiro na mão! "A princípio pareceu algo estranho" mas depois passeamos ritmicamente do samba ao bolero. Posteriormente, o agradecimento vai para a equipe de professores e funcionários que mantém o CBM-CEU, pois proporcionaram a minha formação e isso fez com que eu obtivesse aprovação e classificação nos dois únicos concursos que fiz até agora: para professora do Município do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II.


Com relação à Pós alguns cursos que fiz mudaram totalmente minha forma de pensar!!! Os textos abaixo foram extraídos de: http://www.cbm-musica.org.br/

Professor Kofi Gbolonyo (Gana)

Abordagem Orff e as tradições africanas: Música, dança e educação musical multicultural (Orff-Afrique) 

Fiz o curso duas vezes em anos diferentes e foi fantástico!!! O Mix de dança, percepção, canto, percussão, dentre outros aspectos aproximaram a abordagem ORFF das minhas atividades de aula.

Tópicos:


• Orff-Afrique e a poliritimia africana: a arte rítmica de tocar.
• A “arte de jogar” do Orff-Afrique: jogos e canções infantis do oeste africano.
• Música e danças tradicionais do oeste africano.
• Repertórios para coro tradicionais da África
Etnomusicologia e música Africana

África encontra Brasil: Uma exploração etnomusicológica das raízes africanas nas performances artísticas brasileiras – música, dança e teatro- sob uma perspectiva histórica religiosa e musicolinguística. O curso de etnomusicologia a princípio me parecia algo distante, pois tratava específicamente de questões africanas, mas pude perceber a imensa sobreposição, similaridade com as questões brasileiras. 




Percussão Corporal com Keith Terry

Pode-se definir Keith Terry como um bailarino percussionista, cujo trabalho engloba uma gama de disciplinas afins, como música, dança, teatro, performance, dentro de uma visão artística própria criando uma linguagem que transcende padronizações. Keith se define como músico corporal, que a partir do uso do mais antigo dos instrumentos- o próprio corpo - cria uma base para explorar, aliar, mesclar possibilidades rítmicas, percussivas e de movimentos, tradicionais e contemporâneas.


Uma das atividades que vivenciei no curso e que utilizo com meus alunos do Município e no projeto, é a composição da música a partir dos blocos sonoros que representam o número de telefone criado pelos próprios alunos.



Pedagogia Dalcroze - A música em movimento o com Professor Iramar Rodrigues (Instituto Dalcroze de Genebra, Suíça).

Através da Rítmica de Dalcroze o aluno vivenciará um método interativo e multidisciplinar baseado na musicalidade do movimento e na improvisação. A rítmica é um método ativo de educação musical mediante o qual o sentido e o conhecimento da música se desenvolvem através da participação corporal no ritmo musical (Iramar Rodrigues).

Esse curso foi uma quebra de paradigma! Todos deitados imaginando estarmos no fundo do oceano que nem plantas, fui a presentada ao Hit Tum tum scatumgalabis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de divulgação dos trabalhos que desenvolvo e de troca de informações com as pessoas que estejam interessadas no Universo da Educaçao Musical.